quarta-feira, 31 de dezembro de 2008


Já é 2009 na Austrália.
Feliz Ano Novo para todos.

Para Todos?

Será que podemos comemorar sem pensar um pouco e muito em todos cidadãos do mundo, aqueles que por exemplo estão em países em guerra?

A Terra é Mãe, e acolhe a todos, tanto em sua superfície quanto em sua morada final.

Mas essa coisa de algumas nações pelo poder e força bruta tentarem dominar outras por questões de terrritórios, poder econômico, militar, interêsses politicos e religiosos, parece até que não conhecem o anunciado de uma Lei Básica da Física, de Isaac Newton - Cada Ação Corresponde uma Reação Igual e em Sentido Contrário.

Elke Maravilha, Russa, de Minas Gerais com um pé em Leningrado (atual São Petersburgo) e outro pé no Brasil, foi criada brasileira entre descendentes de africanos, na fazenda Cubango, em Itabira, Minas Gerais, a mesma cidade onde nasceu Carlos Drummond de Andrade.

Elke Grunupp, teve seu pai deportado para Sibéria durante 6 anos por regime totalitário, recebeu seu papai ao chegar em casa com uma martelada na cabeça, após sua fuga dos "Arquipélagos Gulag", e indagando quem é essa pessoa?

Descendente de azerbaijanos, mongóis e vikings, a mãe, Lieselotte Von Sodern, era alemã, nobre que se apaixonou por um plebeu. Seu pai, George Grunupp, insurgiu-se contra o stalinismo e a União Soviética natal, em 1939.

A guerra de ideologias causa distorções absurdas e confusão mental nas gerações posteriores, uma das melhores frases de Elke Maravilha entre as muitas registradas, está numa entrevista concedida ao Jornalista Pedro Alexandre Sanches:

"Meu pai escolheu o Brasil porque para ele era o país das infinitas possibilidades. E é. Chegamos na baía da Guanabara e fomos despejados num campozinho de concentração na Ilha das Flores. Hoje é um quartel", lembra. "Aqui judeu se dá com árabe e vão juntos para a macumba."

Este post encerrando o ano de 2008 (já é 2009 na Austrália), vai para a infinita lucidez de Elke A Maravilha, sua beleza e coragem. E também pensando que podemos fazer uma reflexão, mesmo que por alguns minutos sobre tudo que está acontecendo no mundo, aqui e agora e em todos os países.



Feliz 2009 para Todos.



Nenhum comentário: