quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ednardo - Idéias


IDÉIAS
Ednardo

Porque esta vida
É sempre um desfilar safado de idéias
E neste jogo, eu não escondo o jogo
E jogo até a minha
A minha cara já não aguenta
De tanto supapo e papo e papo
Tem sempre alguém
Vendendo o mesmo peixe
Dizendo que é fresco

Será que alguém já desconfiou
Como eu desconfio
Que sempre se repete, se repete, se repete
Mas pouca gente cria

___________________________________

Nestes vídeos tem fotos de desenhos do encarte do Disco O Azul e o Encarnado, gravado na RCA em 1977, feitos pelo letrista e parceiro de Ednardo - Fausto Nilo. A gravadora na época, vetou o encarte afirmando que a censura federal não iria aprovar as artes gráficas.
E que se o artista quisesse incluir o encarte por sua conta e risco, o fizesse por conta própria mandando imprimir e deixar na fábrica de discos da gravadora para incluir nos discos.

Ednardo "presenteou" a gravadora com estes dez mil encartes.

Curioso é que um dos desenhos era a gravura de um clássico de Leonardo da Vinci por volta do ano 1490 - símbolo do Humanismo Renascentista - um ser humano nú, na quadratura do círculo, e o outro eram dois carneiros com uma frase do Pastoril Nordestino - Auto de Natal que sempre acontece em algumas cidades do nordeste durante os festejos natalinos para saudar o nascimento de Jesus, uma espécie de ópera popular, vinda da Península Ibérica que no nordeste do Brasil ganhou conotações específicas e ficou na memória popular.

Uma das canções do Pastoril tem este trecho - "Mas eu não quero a tua riqueza, que abismou a natureza, aquela estrela que irradia, há de ser minha luz e guia"...

Voltarei a falar sobre este tema

Zeca Zines

Nenhum comentário: