segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Cinema Novíssimo






No título de Capa - Cinema Novíssimo (Revista Veja Rio - 23 fevereiro 2005), mostra uma nova geração que à margem do circuitão, lança centenas de filmes e lota salas de exibição em mostras e festivais.
Na matéria da revista, seis páginas inteiras com a manchete “Cinema é a Maior Diversão”, assinada por Pedro Tinoco e Rogério Durst, consta que realmente algo de novo acontece nesta nova geração do cinema carioca.

E assim descreve - ... “O burburinho na porta do Centro Cultural Banco do Brasil, era anormal para uma segunda feira... Lá dentro 400 pessoas a maior parte em torno dos 20 e 30 anos, ocuparam o foyer para assistir à cerimônia de inauguração da quarta Mostra do Filme Livre, exibindo 250 títulos realizados por diretores de quem você possivelmente nunca ouviu falar. A mostra é uma das pontas vistosas de um fenômeno.
Uma jovem multidão no Rio está realizando filmes, curtas na enorme maioria incentivada por acontecimentos como a retomada do cinema brasileiro e a propagação da tecnologia digital, mais barata e acessível.
E vem exibindo essa produção, às centenas, em eventos como a Mostra do Filme Livre, A Organização, o Cachaça Cinema Clube, o Atacadão de Filmes, o festival Curta Cinema, e outros mais. Todos com impressionante, e festiva, freqüência de público... Lúcia Rocha, mãe do Cineasta Glauber Rocha, chama atenção – Essa garotada é maravilhosa. Eles são o cinema novíssimo...

________________________________

Box – Talvez por isto, para explicar o fenômeno, a Veja faz o link com o chamado Cinema Novo dos tempos e templos de Glauber Rocha e tantos outros cineastas brasileiros que merecem o maior respeito.

Zeca Zines lança olhar amplo, e percebe que independente dos ensinamentos de todos os mestres que antecedem esta moçada, maior parte deles têm focos realmente diferentes e amplificam suas visões de imagens e sons em um caleidoscópio admirável.

Na foto de capa da Revista Veja estão: Julia Limaverde, Samir Abujamra, Pedro Lobito, Karen Barros, Débora Butruce, Guilherme Whitaker, Christian Caselli e Lis Kogan, mas existem muitos outros nomes...

Julia Limaverde é atriz, fotógrafa, roteirista e diretora e vêm atuando junto a estes vários grupos do novíssimo olhar do cinema brasileiro.
Trabalhou em curtas e longas-metragem, em seriados de TV, filmes publicitários, documentários, clips musicais e mostras de cinema.

Curta a seguir um dos filmes – 2012, feitos por Julia Limaverde, Katxerê Medina, João Oliveira, Renata Than, Fábio Assuf.

Zeca Zines aplaude a todos estes jovens cineastas, com entusiasmo!!!

Nenhum comentário: