terça-feira, 15 de julho de 2008

BALANÇO DA MASSA - FOTOS

Clique na foto para ver o àlbum de fotos do Balanço da Massa
Balanço da Massa

Você sabe o que é o Balanço da Massa?

O Fortal é uma micareta (carnaval fora de época), que acontece em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, é no mês de julho, desde 1992 até os tempos de 2008.

Com exceção de 1995, todos os Fortais tiveram e têm unicamente a presença hegemônica dos grupos de axé music, que se distribuem em várias cidades brasileiras e compram espaços na mídia e programações de rádios tv’s e matérias de jornais, é o avassalador jabá que tira do circuito de shows grande parte dos artistas e músicos brasileiros das diversas cidades, porque não é somente durante estas micaretas que a coisa acontece, é também durante o ano inteiro, nas festas preparatórias, nos espaços de rádio e tv e jornais.

A coisa chegou a tal ponto que em 1995, Ednardo foi procurado durante um show em Fortaleza por vários artistas e músicos residentes na cidade, relatando este fato de que estava quase impossível trabalhar a música feita no Ceará por artistas, compositores, músicos, pois todos os espaços estavam reservados à turma do axé music, pela compra descarada de todos os espaços da mídia e dos shows com a conivência dos meios de comunicação de massa e produtores cearenses que se associaram aos produtores baianos e ocuparam todos espaços, incluindo a canalização de granas das leis de incentivos fiscais e as verbas pra cultura do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, desviadas indevidamente, com a justificativa que isto serviria ao turismo e aos empregos temporários.

Pelo que li e vi e entendi, Ednardo foi lá enfrentar as feras, juntou equipe de músicos e intérpretes e compositores e artistas e amigos de todas áreas e começou a fazer alguns shows alertando sobre esta coisa esquisita do Fortal dos baianos dominando Fortaleza como espécie de reserva de mercado, fechando ruas públicas para festa particular, patrocinado pelo dinheiro público dos cearenses, tirando da jogada todos artistas e músicos e a diversidade da arte cearense no própio Ceará.

Foi uma revolução na cidade, pois todos os meios de comunicações locais estavam associados a estes tais blocos baianos de axé music, cada um apoiava e/ou era sócio de um bloco dessa turma, em suma ganhavam dinheiro com o negócio. E os Cearenses em sua própria casa não tinham espaços.

O Fortal de 1995 teve pela primeira e única vez um bloco cearense com artistas, intérpretes e músicos e trilha sonora realizada por compositores cearenses de altíssima qualidade, e este evento foi realizado contra tudo e contra todos demais blocos capitaneados tanto por produtores da Bahia quanto do Ceará.

Nenhum comentário: