Zeca Zines recebeu da Aura Edições Musicais uma notícia bastante interessante sobre este Encontro Nacional da Música Brasileira realizada de forma Independente - dias 11 a 13 de Abril 2008 em Curitiba / Paraná.
Este encontro foi promovido pelas Associações: AMAR (Associação de Músicos Arranjadores e Regentes) e UBC (União Brasileira de Compositores) e ABM.I (Associação Brasileira da Música Independente), com apoio do Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Cultura, Educativa Televisão.
No objetivo do encontro, foi discutido políticas culturais, diretrizes e projetos comuns que visem a ampliação e difusão da música brasileira independente em todo o país, e reflexões sobre o TV Pública com o surgimento da TV Brasil em 2008.
As Propostas de Temas para Debates, foram bastantes amplas:
A Produção Independente como espaço de qualidade onde a Música Brasileira está sendo preservada; A ação predatória dos monopólios e da mídia; A necessidade de mobilização do Estado e da Sociedade em defesa do patrimônio musical brasileiro;
1ª Sessão de Debates os itens: Que Independência queremos?
O que é ser independente?; Quem reproduz os padrões mainstream é independente?; A produção independente é um gheto em que se refugiam conformistas, incompetentes, candidatos ao estrelismo, oportunistas, amadores, etc.?; O rótulo "independente" com as implicações redutoras que tem, é positivo?; O que o Brasil está perdendo econômica e culturalmente em não apoiar a Produção Independente?;
2ª Sessão de Debates os itens: Problemas na Produção Independente na Área de Produção; Estúdios, Pagamento de músicos e Direitos Autorais, relação com Editoras, Divulgação - é possivel romper a barreira do jabá?; A Internet é uma saida ou gheto paliativo?; Quais alternativas possiveis para divulgação da Produção Independente?;
Divulgação - Quais os problemas nesta área para fazer uma distribuição mais eficiente com alcance nacional?; Como combater os monopólios na área de distribuição?; Existem alternativas para uma ação coletiva na área de distribuição?; Como se preparar para as novas formas de distribuição digital?; Como exportar eficientemente, fora dos modelos tímidos e paliativos propostos pelo MinC?;
3ª Sessão de Debates - A busca de soluções e o que se deve fazer para a Produção Independente seja culturalmente relevante e economicamente viável?; Qual deve ser o papel do Estado no apoio a Produção Independente?; Como os diversos Ministérios, as Agências e Bancos Estatais, Organismos como SEBRAE e outros podem realizar ações efetivas em prol da Produção Independente?; Há possibilidade de mobilizar o segmento publicitário, grandes empresas nacionais, entidades da sociedade civil, etc.,numa campanha em defesa da Música e da Produção Independente Brasileira?; Como agregar os produtores independentes em torno de linhas de ação homogêneas e coletivamente articuladas?
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Alguns nomes presentes:
Roberto Requião, Vera Mussi Augusto, Marcos Batista, Marcus Vinícius, Nei Lopes, Luciana Rabello, Ruy Quaresma, Anna de Hollanda, Ednardo, Aquiles Rique Reis, Pedro Montagna, Maria Luiza Kfouri, Mauro Dias, Ronaldo Bastos, Edmundo Souto, Frederico Lemos, Priscila Santos, Mario Sartorello, Léa Freire, Ruy Godinho, João Moreirão, Kiko Ferreira, Hildebrando Pontes, Beto Almeida, Roberto de Carvalho, Orlando Guilhon, Du Oliveira, Cláudio Ribeiro, Manoel Netto
Outros nomes convidados:
Paulo César Pinheiro, Maurício Carrilho, José Alves, Iura, Hermínio Bello de Carvalho, Glória Braga, Bia Amaral, Claudio Jorge, Sirlan, Tarik de Souza, José Trajano, Marisa Gandelman, Okky de Souza, Luis Nassif, Marcus Jucá, Rodrigo Castro, Benjamim Taubkin, Carlos Andrade, Carlos Mills, Eduardo Muszkat, Fernando Yazbek, Mário de Aratanha, Maurício Tagliari, Olívia Hime, Pena Schmidt, Taís Ladeira, Thomas Roth, Fernando Brant, Zé Rodrix, Luiz Carlos Sá, Sydney Sanches, Luiz Carlos Prestes Filho.
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Matéria Especial da Jornalista Maria Luiza Kfouri
No último fim de semana, em Curitiba, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Rádio e Televisão Educativas do Paraná, realizou-se o 1º Encontro Nacional de Música Independente, convocado pela ABMI (Associação Brasileira de Música Independente), AMAR (Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes) e UBC (União Brasileira de Compositores).
Além dos dirigentes de cada uma destas entidades, estiveram no Encontro representantes de rádios públicas de Aracajú, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, advogados especialistas em Direito Autoral, os jornalistas Mauro Dias e esta que ora escreve, a cantora Ana de Hollanda e os músicos e compositores Edmundo Souto, Ednardo, Léa Freire, Luciana Rabello, Nei Lopes e Ruy Quaresma, entre outros.
Durante o Encontro foram discutidas as questões que envolvem a produção de música independente no Brasil, principalmente no que diz respeito às dificuldades de distribuição e difusão enfrentadas por esta que tem sido o principal suporte da qualidade daquilo que se cria musicalmente no País.
Para que se tenha uma idéia do massacre a que a produção independente tem sido constantemente submetida, peço ao leitor a atenção ao que se segue.
Em 2007, as quatro gravadoras multinacionais que atuam no Brasil lançaram, no total, 130 novos discos, dos quais, 75 são licenciamentos de música estrangeira. A EMI lançou 9 novos títulos nacionais e 11 licenciamentos; a Sony-BMG, 17 nacionais e 25 licenciamentos; a Universal, 24 nacionais e 25 licenciamentos; e a Warner, 5 nacionais e 14 licenciamentos.
Enquanto isso, 63 gravadoras independentes lançaram 784 novos discos. Estão excluídos deste número aquelas que trabalham principalmente com licenciamentos internacionais e os músicos que se auto produzem, estes últimos pela impossibilidade de ser contabilizados.
No entanto, a grande indústria do disco ocupou 87,37% do espaço das rádios comerciais brasileiras, contra apenas 9,82% do espaço dado à música produzida pelas independentes.
O cálculo final não fecha em 100% porque os dados referentes à gravadora Som Livre não estão contabilizados. Mas, os números disponíveis são eloqüentes e falam por si.
A relação inversamente proporcional entre produção e veiculação é, no mínimo, perversa e revela os mecanismos nada honestos utilizados, de um lado, pela grande indústria e, de outro, pelas emissoras comerciais que vendem seu espaço, forjam o "sucesso" e, como se isso não bastasse, não pagam os direitos autorais.
Mais da metade das emissoras comerciais brasileiras não está cumprindo seus deveres em relação ao ECAD. Ou seja, estão fora da lei, motivo mais do que suficiente para que suas concessões sejam cassadas.
Temos, assim, um modelo em que impera a ditadura do mercado em detrimento da cultura e da identidade nacionais e no qual, normalmente, o mau gosto impera.
Diante deste triste cenário e depois de dois dias de discussões, ora acaloradas, ora de total consenso, tal como devem ser esses encontros, foi redigido um documento final que convido todos a ler.
Ao tratar da música – nosso mais valioso bem cultural, reconhecido em todo mundo – o documento trata, também, de ética, educação, cultura, honestidade e transparência.
CARTA DO PARANÁ
TOQUE O BRASIL
Nós, músicos e produtores fonográficos, advogados, jornalistas,comunicadores e emissoras públicas de todo o Brasil, reunidos em Curitiba, nos dias 11 a 13 de abril de 2008, sob convocação da ABMI (Associação Brasileira de Música Independente), AMAR (Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes), UBC (União Brasileira de Compositores) e Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, refletimos sobre a atual situação da música independente brasileira e afirmamos a manutenção do termo Produção Independente como fator de diferenciação em relação à produção massificada.
Entendemos que o cenário musical brasileiro atravessa um momento esplendoroso e pujante da criação e produção musicais. No entanto, sofremos há tempos com a prática de mercado que domina o setor.
Preocupa-nos a falta de políticas públicas de fortalecimento do setor musical, relegado a uma ditadura de mercado, que define uma estética própria, de qualidade e gosto que julgamos duvidosos, baseada na obtenção do maior lucro pelo menor custo de produção, imposta de forma homogênea para todo o Brasil.
Trata-se de um modelo nocivo aos interesses nacionais, que reduz a difusão da produção musical genuinamente brasileira, ignorando inclusive nossas riquezas regionais.
Entre tantos dados exaustivamente analisados, destacamos um exemplo desse descaso com a cultura nacional: durante o ano de 2007, as quatro gravadoras multinacionais que operam no Brasil produziram apenas 130 títulos. Destes, 75 são licenciamentos de música estrangeira e apenas 55 de produção nacional.
No mesmo período, 63 gravadoras nacionais independentes colocaram no mercado 784 títulos novos.
De modo inversamente proporcional, a produção de música independente nacional ocupou apenas 9,82% do espaço de veiculação musical, contra 87,37% do espaço ocupado pela produção da indústria multinacional nas rádios comerciais de todo o País.
Trata-se da imposição de um modelo de dominação cultural e monopolização do mercado da música que leva ao empobrecimento da cultura brasileira. Por meio da redução da pluralidade e diversidade de estilos e gêneros registra-se um rebaixamento da música, assim como de toda produção cultural nacional, a simples produtos descartáveis, exatamente num país reconhecido mundialmente pela exuberância de seu tesouro musical.
Para democratizar o acesso à música profissional de qualidade, garantindo o desenvolvimento da cultura nacional em base à cidadania, à ética e ao respeito aos valores mais nobres de uma sociedade, convocamos as autoridades brasileiras e a sociedade de um modo geral a refletir sobre e a apoiar os seguintes encaminhamentos:
AOS GOVERNANTES:
1. Repudiar e combater como crime a prática do "jabá" (veiculação musical paga aos meios de comunicação) como um ato lesivo à cultura nacional.
2. Desenvolver um mecanismo de aquisição pública da produção independente de música brasileira, para uso nas bibliotecas, acervos e escolas públicas como forma de desenvolver e estimular a educação musical do povo brasileiro.
3. Pelo mesmo motivo, implantar e desenvolver a educação musical nas escolas de todo o país, como disciplina do currículo.
4. Criar uma política de Estado em defesa dos acervos das editoras musicais brasileiras, através do IPHAN, para impedir a absorção dos catálogos nacionais por grupos estrangeiros.
5. Assumir a defesa intransigente da lei dos direitos autorais.
6. Exigir que os órgãos públicos só possam veicular anúncio publicitário, campanha pública ou outra forma de veiculação que possibilite o repasse de recursos públicos em emissoras que estejam em dia com suas obrigações legais em relação aos direitos autorais.
7. Condicionar a manutenção e renovação das concessões públicas ao fiel cumprimento da legislação, particularmente no que diz respeito ao recolhimento de direitos autorais.
8. Criar mecanismos que garantam a diversidade e regionalidade na veiculação de toda a produção musical brasileira nos meios de comunicação em geral, de acordo com os artigos 221 e 222 da Constituição Brasileira.
AOS ARTISTAS E À SOCIEDADE BRASILEIRA:
1. Criar um banco de dados sonoros, em suporte digital, sistematizando um repertório nacional de música independente, destinado à sua difusão especialmente para as emissoras das redes públicas de comunicação.
2. Apoiar a PEC, em tramitação no Congresso Nacional, que cria a imunidade tributária para a música brasileira, como forma de reconhecimento do seu papel educativo e primordial para a identidade cultural brasileira, assim como já é feito com a produção editorial.
3. Apoiar a criação, fortalecimento e expansão em sinal aberto dos sistemas público e estatal de comunicação, como forma de garantir a democracia informativa no país, e cobrar que tais emissoras se comprometam a ser agentes da difusão da cultura nacional, respeitando e valorizando a cultura regional.
4. Manifestar apoio ao ECAD, condenando toda campanha iniciada como forma de enfraquecer esta organização, conquista dos artistas brasileiros, e ao mesmo tempo contribuir para que a instituição amplie e aperfeiçoe seus mecanismos de transparência e eficiência. Para dar continuidade aos temas tratados neste encontro, os presentes decidiram manter esta forma de organização e, para isso, formar um grupo de trabalho, composto por representantes das entidades organizadoras deste encontro e outras entidades convidadas.
Curitiba, 13 de abril de 2008
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Maria Luiza Kfouri, especialmente para o Music News.
15/04/2008
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